Economia: estamos a pagar caro as decisões dos governos socialistas

5 de fevereiro de 2023
PSD economiaeempresas crescimentoportugal

Luís Montenegro acusa o Governo de insistir numa política de crescimento que é uma "falácia", quando, na verdade, a economia portuguesa se afasta cada vez mais das taxas de crescimento dos países europeus.

"Vamos pagar caro: os nossos concorrentes, sobretudo do Leste da Europa, estão a crescer quatro, cinco vezes mais, em média", afirmou.

Em entrevista a António Saraiva, no programa "Discutir Portugal", da CNN Portugal, este sábado, o líder do PSD criticou a ausência de realização de reformas nos últimos anos. "Nós hoje, estamos a pagar os efeitos de uma política demasiado estatizante no pós-2015", apontou.

Luís Montenegro sublinha que "os serviços públicos foram alvo de uma política de desinvestimento muito notória", como aconteceu com "as cativações de Mário Centeno" e que está agora "a ser suprida pelos fundos do PRR" [Plano de Recuperação e Resiliência].

Luís Montenegro garante, por isso, que o PSD vai continuar a "exigir que o PS cumpra o seu programa" e encete "as várias reformas adiadas": na economia, no mercado laboral, na administração pública e na justiça.

"As empresas têm hoje custos de produção mais elevados, têm uma dificuldade na captação de mão de obra (...), não conseguem criar valor suficiente para pagarem melhores salários e veem muitos dos seus quadros emigrarem. Tudo isto está a comprimir a nossa capacidade de sustentar um ciclo económico duradouro", sintetizou.