Combustíveis: Governo deve baixar já o ISP

18 de setembro de 2023
PSD baixaroscombustiveis classemediaemportugal

Luís Montenegro acusa o Governo de António Costa de não atuar perante os sucessivos aumentos do preço dos combustíveis e insiste na redução imediata do ISP [Imposto sobre os Produtos Petrolíferos].
“Desde a primeira hora que o Governo socialista não tem sido sério na gestão do preço dos combustíveis”, afirmou.
Esta segunda-feira, em Torres Novas, no 1.º dia do “Sentir Portugal em Santarém”, o Presidente do PSD referiu que o executivo socialista “aumentou os preços mal iniciou funções”.
Luís Montenegro lembra que “o Governo ganha muito dinheiro”, entre outras coisas, “na parcela de IVA que atua sobre o preço do produto e sobre o preço do imposto associado”.
Nesse sentido, e uma vez que o Governo recusou a proposta do PSD de reduzir transitoriamente o IVA dos combustíveis e da energia para 6%, o líder do PSD entende que o Governo deve “descer o ISP em função do nível de receita que está a arrecadar a mais por efeito do IVA”.
“Sejam sérios e façam aquilo que prometeram, é só ter um mecanismo automático. Não é preciso estar a inventar portarias e despachos. As pessoas estão a sofrer há muito tempo os efeitos da inflação, são muitas semanas consecutivas [de aumentos de preços]”, disse.
 

Educação: Governo não aprende com os erros dos anos anteriores 
Sobre o início do ano letivo nas escolas, Luís Montenegro salienta que “cerca de 100 mil alunos não têm professor pelo menos a uma disciplina”.
No entender do líder do PSD, falta planificação ao Ministério da Educação, ou seja, não há “capacidade de antecipação dos problemas nas escolas”. 
“O Governo não só não aprende como deixa os alunos com dificuldade em aprenderem. (…) Este Governo é uma perda de tempo. (…) Este Governo contempla os problemas. O governo que o país precisa é de um governo que execute políticas e resolva os problemas”, sintetizou.
“Sentir Portugal em Santarém” estará até sexta-feira nos 21 concelhos do distrito escalabitano: Abrantes, Alcanena, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Mação, Ourém, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.