“António Costa vai adotar uma política de austeridade”

10 de abril de 2022
PSD

Na discussão do programa do Governo, “o primeiro-ministro disse algo a que não se apontou o dedo. António Costa veio dizer que vai adotar uma política de austeridade. Porque foi o primeiro a dizer que não vai adaptar os salários ao nível da inflação”, acusou hoje o Presidente do PSD. 

Rui Rio salientou que, assim, os portugueses vão perder poder de compra. “O Dr. António Costa pegou nas promessas que fez na campanha” e já as mandou “às malvas, inclusive a do salário mínimo nacional”, disse Rui Rio, acrescentando que “os que gostam de acreditar no Pai Natal do PS já não vão ter aquilo em que votaram”. 

O Presidente do PSD afirmou ainda que é necessário lutar pelo futuro dos jovens e levar a cabo as reformas de que Portugal precisa. 

No Congresso da JSD, que reconduziu Alexandre Poço como presidente desta estrutura, Rui Rio afirmou que se tem “assistido ao desgaste do regime e à fraqueza da democracia”, que está hoje “mais pobre do que há 30 anos”. Na realidade, verifica-se uma “baixa de qualidade de protagonistas, que dá respostas deficientes aos problemas. Assistimos aos interesses que se impõem ao interesse coletivo”, o que se traduz numa “ineficácia da governação face ao que eram as expectativas, o que leva ao crescimento de extremos”. 

Perante uma plateia de jovens, o Presidente do PSD salientou que, para que estes tenham um futuro com qualidade, “temos de ter coragem para fazer as reformas que deem ao sistema a eficácia que ele não tem tido. Tudo isto é vital para dar à democracia a saúde e vitalidade que ela foi perdendo através do tempo”. Se estas reformas não forem bem feitas, serão os jovens os principais prejudicados. Rui Rio salientou ainda que “o Partido Socialista tem uma cultura anti-reformista, que nos trará problemas no futuro”. 

Sobre o futuro do PSD, Rui Rio salientou que a matriz do Partido é “social-democrata” e que “não deve alterar a sua ideologia e forma de estar apenas porque do ponto de vista eleitoral pode dar jeito. O que devemos fazer na política é dar os nossos argumentos para conquistar os outros para as nossas ideias, não podemos desvirtuar aquilo em que acreditamos. A solução está em afirmar os princípios”.