Aceitamos o resultado das presidenciais com humildade democrática, os portugueses escolheram o PSD para governar

19 de janeiro de 2026
PSD eleicoespresidenciais presidenciais2026

A propósito do resultado das eleições presidenciais de 18 de janeiro de 2026, o Presidente do PSD começou por saudar os portugueses pela participação no ato eleitoral e, de seguida, felicitou "todos os candidatos", em particular os que vão disputar a segunda volta.
Luís Montenegro lembrou as vitórias do PSD em eleições legislativas, regionais e autárquicas: "O PSD estará a governar Portugal, estará a governar as regiões autónomas, estará a governar a maioria das câmaras municipais, no decurso de uma escolha legítima, livre, democrática dos portugueses. O PSD não estará envolvido na campanha presidencial, também no decurso de uma escolha legítima, democrática e livre dos portugueses. Aceitamo-lo com tranquilidade, com tolerância democrática", referiu. 
Na sede nacional do PSD, em Lisboa, depois de uma reunião da Comissão Permanente Nacional, Luís Montenegro sublinhou que "a democracia é isto" e que o PSD vai dedicar-se à governação: "Isso não significa que, como tive a ocasião de fazer, com total liberdade e de uma forma absolutamente convicta, não tivesse estado ao lado de Luís Marques Mendes nesta campanha eleitoral".
Luís Montenegro frisou que o PSD não emitirá nenhuma indicação de voto na segunda volta das eleições presidenciais. “Não emitiremos nenhuma indicação, nem é suposto fazê-lo", ressalvou.
O líder do PSD deslocou-se mais tarde ao hotel onde o candidato presidencial apoiado pelos sociais-democratas e CDS-PP, Luís Marques Mendes, acompanhou a noite eleitoral, para lhe "dar um abraço".
António José Seguro venceu as eleições com 31,1% dos votos. André Ventura ficou em segundo lugar com 23,5%. João Cotrim Figueiredo obteve 16%, Gouveia e Melo 12,3% e Luís Marques Mendes 11,3%. Catarina Martins, António Filipe e Manuel João Vieira alcançaram 2,1%, 1,6% e 1,1% respetivamente. A abstenção cifrou-se nos 46,93%. A segunda volta decorre no dia 8 de fevereiro de 2026.