SIRESP: PSD considera “incompreensível e inaceitável” inação do Governo

28 de abril de 2021
Grupo Parlamentar siresp

O PSD criticou o Ministro da Administração Interna por não ter tratado atempadamente da situação do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP). Na audição do governante no Parlamento, Paulo Moniz recordou que o Governo tem, há quase 2 anos, um relatório produzido por um Grupo de Trabalho por si criado. Contudo, lamenta o deputado, durante esses 2 anos o Governo não atuou e agora, a 2 meses do final do contrato com a Altice, o Ministro vem dizer que precisa de prolongar o atual contrato pois necessita de mais 18 meses para conseguir implementar uma nova solução.

“O senhor tem esses resultados desde há 2 anos, um prazo necessário para o Governo acautelar devidamente a transição e não ter que agora, a 2 meses do fim do contrato de parceria, precisar de mais 18 meses. Isto é inaceitável, isto é incompreensível”, assinalou o social-democrata, adiantando que esses “18 meses são para fazer o que não foi feito nestes 2 anos”.

Com o contrato prestes a terminar, Paulo Moniz questionou ao Ministro se, no caso de o contrato terminar mesmo a 30 de junho, está em condições de assegurar que todos os ativos passam para o Estado, em particular os centros nevrálgicos de controlo e comutação de rede.

O deputado questionou ainda se o governante confirma que a internalizar destes serviços chegaria um valor anual de custos na ordem dos 14 milhões de euros e se o prolongamento do contrato com a Altice, por mais 18 meses, poderá ter um custo na ordem dos 24 milhões de euros.