PSD questiona Governo sobre avaliação dos prejuízos em Vila Real

30 de julho de 2021
Grupo Parlamentar mautempo douro Agricultura vilareal

O PSD insiste em conhecer a avaliação dos prejuízos da intempérie de 31 de maio, que afetou vários concelhos de Vila Real inseridos na Região Demarcada do Douro. 

Numa pergunta dirigida à ministra da Agricultura, esta quinta-feira, o grupo parlamentar do PSD interroga Maria do Céu Antunes sobre “quais as freguesias e concelhos abrangidos no levantamento dos prejuízos”, qual “o prazo previsto para definir as medidas adotar”, que “tipo de medidas estão a ser equacionadas” e se “estão ou não a ser ponderadas específicas por tipo de cultura”.

Recorde-se que o Ministério da Agricultura emitiu um comunicado a informar que estão no terreno equipas da Direção Regional da Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) “a proceder ao levantamento dos prejuízos causados, que servirão de base às medidas a adotar”.

Em 31 de maio, um fenómeno climático extremo, de chuva forte acompanhada de granizo, provocou uma devastação profunda em algumas culturas agrícolas localizadas nos vários concelhos de Vila Real, inseridas na região do Douro, realçaram os sociais-democratas.

“A intensidade da tempestade foi de tal forma severa que se estima elevados prejuízos em vinhas, inclusive nas localizadas na Região Demarcada do Douro, em culturas perenes de fruticultura e em culturas temporárias”, sublinham os deputados.

“De acordo com os agentes locais, as produções agrícolas na vinha e em outras culturas estão comprometidas na sua quase totalidade para o presente ano, e será necessário o restabelecimento de diversas infraestruturas agrícolas, bem como em estradas, muros e caminhos”, acrescentam.

O PSD pergunta:
1 - Qual o valor da avaliação dos prejuízos efetuada pelo Ministério da Agricultura? Qual o prejuízo na área da vinha? Qual a área afetada localizada na Região Demarcada do Douro? 
2 - Quais as freguesias e concelhos abrangidos no levantamento dos prejuízos? 
3 - Qual o prazo previsto para definir as medidas adotar? Que tipo de medidas estão a ser equacionadas? Estão ou não a ponderadas especificas por tipo de cultura?