Cláudia André defende apoios para compensar os danos da recente intempérie no Fundão

16 de abril de 2021
Grupo Parlamentar mautempo fundao prejuizos

A deputada do PSD eleita por Castelo Branco Cláudia André entregou no Parlamento um conjunto de questões, dirigidas à ministra da Agricultura, sobre os prejuízos resultantes das recentes intempéries registadas no concelho do Fundão.

Considerando o mais recente fenómeno meteorológico, registado em 10 de abril de 2021, a parlamentar quis saber se “o Ministério da Agricultura está a estudar a adoção de medidas excecionais de apoio aos produtores da região afetada”, nomeadamente “quais os apoios que o Ministério da Agricultura considera ativar para apoiar os produtores frutícolas da União de Freguesias de Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo e das freguesias de Soalheira, Castelo Novo, Alpedrinha e Vale de Prazeres”.

Ao recordar que o Fundão “é considerado a principal zona de produção de cereja nacional e que toda esta região do país foi afetada por um outro fenómeno meteorológico avassalador, no dia 31 de Maio de 2020”, Cláudia André salientou que, quase um ano depois, “entre os produtores afetados, as medidas prometidas pelo Governo em maio de 2020, não tiveram consequências práticas nem efeitos significativos na resolução dos problemas uma vez que os apoios prometidos se manifestaram inapropriados, no tempo e na forma, às necessidades prementes”.

“Em que data foi disponibilizada a linha de crédito bonificada prometida? Quais as entidades bancárias envolvidas? Quantos produtores acederam à linha de crédito bonificada? Quantos produtores foram apoiados pelas linhas de apoio do PDR 2020 e qual o total do montante financeiro dos apoios? Quais as soluções encontradas nas negociações com as seguradoras a fim de adequar as condições seguradas às necessidades dos produtores?”, interrogou a deputada do PSD.