PSD propõe a criação de balcões de apoio nos centros de vacinação para a obtenção do Certificado Verde Digital

18 de junho de 2021
Grupo Parlamentar certificadoverdedigital covid vacinação pandemia

O grupo parlamentar do PSD defende a instalação de balcões de apoio à obtenção de Certificado Verde Digital nos próprios centros de vacinação.

Num projeto de resolução que deu entrada no Parlamento, o PSD congratula-se com a “possibilidade de substituir o Certificado Verde Digital, como forma de acesso aos eventos de natureza familiar, cultural ou desportiva, em substituição dos testes exigidos” pela Direção-Geral da Saúde.

“Uma vez que o pedido de Certificado Verde Digital é exclusivamente feito por meios eletrónicos e estando muitos portugueses ainda limitados no acesso aos mesmos, à internet, ou inaptos para realizar os passos que são necessários para tal obtenção, o Grupo Parlamentar do PSD considera que seria de grande utilidade poder ter balcões de apoio, com pessoas qualificadas que possam dar a devida assistência à obtenção destes certificados. E, estando ainda a decorrer a vacinação, organizada em centros que reúnem milhares de pessoas, sugerimos que cada centro de vacinação possa ter um balcão onde os cidadãos vacinados possam adquirir o seu certificado”, assinalam os deputados.

No entanto, os deputados do PSD consideram que esta medida terá dificuldade de ser implementada ao nível do poder local por duas razões: porque nem todas as autarquias têm a mesma capacidade financeira, o que fará com que algumas não possam disponibilizar este serviço; e, sobretudo, não deve ser aproveitada em contexto eleitoral.

Assim, considera o grupo parlamentar que é “função do poder central garantir este serviço e que a sua operacionalização estará facilitada associada ao decorrente processo de vacinação”.

Para o PSD, o Governo deve “envidar todos os esforços para que o maior número de pessoas possível obtenha este certificado, de forma que se possa ter um retrato mais próximo da realidade do país em relação à pandemia”.

O PSD recomenda ao Governo que:
- Coloque um Balcão de apoio à Obtenção de Certificado Verde Digital nos Centros de Vacinação, permitindo aos cidadãos vacinados obter, desde logo, o seu certificado após o término do seu esquema vacinal.