Parlamento: PSD propõe Comissão de Acompanhamento dos Fundos Europeus

17 de abril de 2024
Grupo Parlamentar

O Presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Hugo Soares, anunciou hoje a proposta de constituição de uma Comissão para o Acompanhamento da Execução dos Fundos Europeus na Assembleia da República. 

“Há uma grande preocupação sobre a execução, quer do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), quer do PT2030. Em sede de Assembleia da República, vamos propor uma comissão eventual para o acompanhamento da execução destes dois programas. Portugal não se pode dar ao luxo de desperdiçar uma capacidade de financiamento nunca antes vista”, afirmou Hugo Soares, numa declaração aos jornalistas, nos Passos Perdidos, no Parlamento.

O líder parlamentar do PSD alertou que “um ano volvido no PT2030, estamos com 0,5 por cento de execução” e, no caso do PRR, o país está com uma capacidade de execução na ordem dos 20 porcento, com metade do prazo decorrido da aplicação do plano. Por isso, Hugo Soares defendeu que, “por uma questão de transparência e de escrutínio da Assembleia da República”, é muito importante que o “Parlamento acompanhe a execução destes fundos”.