Governo negligenciou os alunos e enganou os professores

14 de abril de 2021
Grupo Parlamentar Educação Estado de Emergência

Luís Leite Ramos acusa o Governo de ter negligenciado os alunos portugueses e de enganado os professores. O Vice-Presidente da bancada do PSD não compreende que Portugal não tenha tomado uma única medida de fundo para compensar o impacto do encerramento das escolas nas aprendizagens dos alunos, quando 86% dos países da OCDE o fizeram. “Tivemos dois confinamentos gerais. Se ao primeiro encerramento das escolas esta omissão poderia ter sido tolerável, num segundo confinamento esta atitude é pura negligência”, afirma o deputado.

Ao contrário do desleixo do Governo, adianta o deputado, pais, alunos e professores deram verdadeiras lições de aprendizagem a este Governo. “À sua maneira, foram gerindo, caso a caso, a melhor forma de responder às dificuldades. Mas, neste navio sem capitão, todo o futuro de uma geração está nas mãos da boa vontade dos marinheiros, do seu brio profissional, do seu empenho. Porque mesmo sem as condições que lhes prometeram, usando os seus meios próprios e sacrificando a sua vida pessoal, os professores deram o seu melhor para gerir a distância e a mentira”. Leite Ramos afirma que os professores “foram enganados”, como fomos todos, ao acreditarem “em promessas vãs, números ocos e datas que foram sempre sendo adiadas: a contratação de assistentes operacionais, na compra e distribuição de computadores, etc.”

Para Luís Leite Ramos, será muito injusto que o Estado não lhes reconheça esse mérito e não se responsabilize pelas suas falhas monumentais na Educação.
Segundo o deputado, “corre neste setor uma pandemia paralela: um vírus de ineficácia, insuficiência e degradação que, se não for rapidamente isolado – porque identificado já está, há muito tempo – poderá correr o risco de se propagar.”

No debate do 15º Estado de Emergência, o social-democrata fez ainda questão de salientar a resiliência dos portugueses e exigir ao Governo que os ajude a “reerguer e seguir em frente, com confiança, com rumo, e sem recuos.”