Governo promete muito, mas faz pouco nas escolas

16 de setembro de 2022
PSD escolapublica Educação professores alunos

O Presidente do PSD, que esteve esta manhã na abertura do ano escolar na EB23 em Cinfães, voltou a alertar para “a recuperação das aprendizagens” dos alunos durante a pandemia. “Há um programa de recuperação que já deveria estar implementado e cujos resultados já deveriam estar a ser conhecidos e aquilo que nos vão dizendo é que há muitos alunos que ainda não recuperaram desse prejuízo, e isso prejudica muito a igualdade de oportunidades”, acrescentou.

Luís Montenegro qualifica de “lamentável e reprovável que o Governo não tenha aprendido” com “o que aconteceu no ano passado e encontre soluções para esse problema”. 

O líder do PSD manifestou igualmente preocupação pelas dificuldades das escolas com o ensino especial, exigindo que o Estado cumpra as suas responsabilidades financeiras. “Os alunos com necessidades especiais devem ter um apoio regular e não um adiamento nos apoios a que têm direito”, sublinhou.

Do ponto de vista das carreiras dos professores, o Presidente do PSD defende um modelo de carreira docente atrativo e assente no reforço da autonomia das escolas. “Alguma coisa tem de se fazer em Portugal, nomeadamente dando mais autonomia às escolas, e por essa via, chamar-se mais licenciados à atividade docente com formação pedagógica”, assinalou.

Outro dos problemas que o Presidente do PSD quer ver resolvido prende-se com “a transferência de responsabilidades do Governo para a administração local”, sem que o Estado transfira o envelope financeiro adequado. 

Como resultado dessa política, é comum nas escolas, como na EB23 de Cinfães, a existência de um “rácio” insuficiente de assistentes operacionais para intervir em todos estabelecimentos escolares (só em Cinfães são sete). “Tem de ser a autarquia a cobrir isso e é preciso saber se o Estado dá à autarquia os meios e não dá”, especificou.