Falta de professores: Governo tapa o sol com a peneira em vez de resolver o problema

28 de setembro de 2023
PSD escolapublicaemportugal faltadeprofessores Educação

Luís Montenegro volta a apelar ao Governo para que resolva de vez os “problemas estruturais” do ensino público, em particular a falta de docentes nas escolas. 
“Não vale a pena tapar o sol com a peneira, porque nada melhor que a espontaneidade dos alunos para nos transmitirem o que sentem”, afirmou, após visitar a Escola Secundária Rainha Dona Amélia, em Lisboa.
Esta quinta-feira, no segundo dia dedicado à Educação, o Presidente do PSD apontou as carências no corpo docente neste início de ano letivo, quando se sabe que cerca de 100 mil alunos não têm professor pelo menos a uma disciplina.  
“O problema está acima da vontade e da dedicação do corpo docente e de todos os demais trabalhadores da escola, está na falta de professores, na falta de capacidade do Governo de resolver este problema crescente”, sublinhou, precisando que no caso deste estabelecimento de ensino “há alunos sem professor a seis, sete disciplinas”.
Luís Montenegro lembra que “há coisas mais estruturais a fazer, como seja atrair jovens para a via do ensino nas universidades para se formarem mais professores, valorizar a carreira do professor, dar qualidade, exigência e autoridade à sua tarefa”.
O líder do PSD elogiou ainda o bom exemplo da Câmara de Lisboa, no “auxílio de pagamento de rendas para aqueles professores que têm uma taxa de esforço no acesso à habitação que supera os 30% do seu rendimento”. “É uma política municipal que pode ser estendida a todos os professores e, naturalmente, coordenada pelo Governo”, frisou.