Covid-19: PSD defende a criação de linha telefónica de apoio à vacinação

24 de fevereiro de 2021
Grupo Parlamentar Covid-19 Saúde vacinação pandemia

Ricardo Baptista Leite anunciou que o PSD vai apresentar um Projeto de Resolução a defender a criação de uma linha telefónica para prestar informações sobre o processo de vacinação.

Na audição do coordenador da task force do plano de vacinação contra a Covid-19, Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, o Vice-Presidente da bancada do PSD afirmou que ao PSD têm chegado muitas queixas de pessoas idosas que não conseguem responder ou não receberem as mensagens no telemóvel sobre a vacinação. Para colmatar estes problemas e permitir às pessoas o esclarecimento de dúvidas sobre o plano de vacinação, o deputado defende que deve ser criada uma linha telefónica de apoio.

Com a Comissão Europeia a determinar que 80% das pessoas com mais de 80 anos devem estar vacinadas até final de março, Ricardo Baptista Leite questionou ao coordenador da task force se Portugal está em condições de cumprir essa meta, uma vez que neste momento apenas estão vacinados 15% das pessoas desse grupo.

O deputado quis ainda saber qual a veracidade das notícias sobre o adiamento da segunda dose das vacinas, qual o número de vacinas até à data de hoje que cada fabricante se comprometeu a entregar a Portugal e qual será o envolvimento das farmácias no momento em que seja possível a inoculação de 100 mil vacinas por dia.

Já a deputada Ana Miguel dos Santos questionou se os centros de vacinação em massa vão passar a ter a participação dos militares e se nestes centros serão apenas incluídos profissionais de saúde do SNS.