Altice: PSD acompanha com preocupação a situação da empresa

16 de julho de 2021
Grupo Parlamentar altice telecomunicacoes Emprego Economia

O PSD acompanha com preocupação o panorama das telecomunicações em Portugal, em particular a situação da Altice, operadora de telecomunicações que anunciou um despedimento coletivo de cerca de 300 trabalhadores. 

Numa pergunta à ministra do Trabalho e ao ministro das Infraestruturas, esta sexta-feira, os deputados do PSD recordam que a empresa confirmou, em junho, que irá avançar com rescisões e reduções de postos de trabalho, decisão que explica como o resultado do “ambiente regulatório hostil, falta de visão estratégica do país e o contínuo, lamentável e profundo atraso do 5G, bem como a má gestão” da nova geração de telecomunicações. 

“A comunicação social vem dando conta de um arrastado ambiente difícil entre os operadores de telecomunicações e o regulador, a ANACOM, havendo divergências profundas, nomeadamente quanto à atribuição de licenças para as Redes 5G, processo em que Portugal está entre os mais atrasados da Europa, afastando potenciais investidores do País, tal como alerta a OCDE. Em bom rigor, também o Governo acumulou razões de queixa entre o Secretário de Estado das Telecomunicações, Alberto Souto de Miranda, e o regulador, há cerca de um ano atrás, e já no contexto das Redes 5G”, expõe o PSD.

“A situação retratada pela comunicação social é de molde a não deixar tranquilo o país, particularmente quando por força da pandemia o desemprego tende a aumentar. Está o Governo em contacto com a Altice? Tem o Governo a noção destes factos”, pergunta o PSD.

O PSD pergunta: 
- Está o Governo a acompanhar a situação que se vive no sector das telecomunicações?
- A situação retratada pela comunicação social é de molde a não deixar tranquilo o país, particularmente quando por força da pandemia o desemprego tende a aumentar. Está o Governo em contacto com a Altice? Tem o Governo a noção destes factos?
- A situação num grande empregador como a Altice deve ser acompanhada de perto, particularmente em momentos destes. Prevê o Governo a adoção de alguma medida nesta matéria?