Manuela Teixeira (1937-2023) - Nota de Pesar

24 de setembro de 2023
PSD pesar

Foi com profunda consternação que os TSD - Trabalhadores Social Democratas e o PSD – Partido Social Democrata receberam a notícia do desaparecimento de Maria Manuela Teixeira, figura incontornável do ativismo político sindical.
Manuela Teixeira desempenhou as mais relevantes funções ao nível do movimento sindical democrático português. Foi presidente do SPZN Sindicato dos Professores da Zona Norte, e da FNSP Federação Nacional de Sindicatos de Professores, criada no seio da UGT e mais tarde FNE -Federação Nacional de Educação. Organizações que sempre se pautaram pelos princípios do sindicalismo reformista, baseados na premissa de que a melhoria das condições de trabalho se processa gradualmente e não de modo abrupto e revolucionário.
Em termos sindicais foi também, em representação da tendência social democrata, presidente da UGT - União Geral de Trabalhadores, cargo que ocupou com distinção entre 1998 e 2004.
Profundamente social democrata, para além da militância partidária desempenhou também cargos de relevo nos TSD - Trabalhadores Social Democratas - estrutura laboral do PSD - como Presidente da
Mesa do Congresso e do Conselho Nacional também entre os anos 2000 e 2004.
Professora e doutorada em Educação esteve na génese da criação do ISET - Instituto de Formação de Educação e Trabalho, criado em 1993 para dar resposta às necessidades de formação inicial e
contínua de professores e de pessoal não docente.
Por indicação do Secretariado Nacional dos TSD foi candidata pelo PSD às eleições europeias de 1999. Não tendo sido eleita diretamente, as circunstâncias ditaram, todavia, que, por força das renúncias de mandatos ao longo da legislatura europeia, pudesse assumir mais tarde o lugar de deputada ao Parlamento Europeu. Não obstante, por uma questão de coerência em virtude da circunstância de sempre ter afirmado que só seria deputada se fosse eleita diretamente, declinou a assunção do cargo.
Manuela Teixeira foi um exemplo para todos, sobretudo no movimento sindical docente e mormente na presente conjuntura em que, por ausência de interlocução governamental responsável, os docentes atravessam período particularmente adverso enfrentando um processo de luta sindical difícil e demorado.

De facto, o exemplo de Manuela Teixeira, enquanto líder sindical e defensora de uma negociação dura, mas prepositiva, não pode deixar de ser relembrado.
Assim, os TSD e o PSD transmitem à família e amigos de Manuela Teixeira as suas mais sinceras condolências, evocando a memória de uma lutadora incansável e uma figura incontornável do movimento sindical em Portugal.