Rui Rio sobre operação Miríade: “é particularmente grave” que o ministro da Defesa não tenha informado o Primeiro-Ministro

11 de novembro de 2021
PSD operacaomiriade forcasarmadas defesa

Em entrevista à RTP, esta quarta-feira, Rui Rio considera “uma história muito mal contada” a versão do ministro Defesa sobre a investigação judicial que envolve militares portugueses no tráfico de diamantes. 

De acordo com Rui Rio, ao não informar António Costa, o ministro da Defesa “deixou todo o Governo mal perante o Presidente da República, que é o primeiro da hierarquia nas Forças Armadas”.

Por outro lado, Rui Rio entende ainda como “particularmente grave” que o ministro não tenha informado o chefe do Governo. “Como é que o ministro, numa situação desta delicadeza, não informa o Primeiro-Ministro? É uma situação grave. Mas para mim é particularmente grave um Primeiro-Ministro ter um membro do Governo que não o informa de uma situação destas”, declarou.

Sobre os pareceres jurídicos invocados por João Gomes Cravinho para essa ausência de informação, Rui Rio qualifica de “muito esquisito, uma história muito mal contada”. 

A operação Miríade incide sobre militares portugueses em missões da ONU na República Centro-Africana, que serviam alegadamente como “correios” no tráfico de diamantes, ouro e estupefacientes.