Rui Rio: “seria insustentável” que pessoas ligadas ao “regime russo” andassem a “questionar ucranianos”

29 de abril de 2022
PSD ucranianos cmsetubal

Rui Rio defende que deve ser esclarecida a situação do acolhimento aos refugiados ucranianos na Câmara Municipal de Setúbal.  

Em declarações no Parlamento, esta sexta-feira, o Presidente do PSD manifestou ter “alguma prudência” em relação à notícia, embora reconheça que a suspeita é “brutal”. “Aquilo que ali está obriga a que se esclareça, não vou dizer investigue, que é uma suspeita brutal. Se realmente havia alguém ligado ao regime russo a questionar ucranianos sobre eles e, principalmente, os familiares que lá ficaram, isso seria insustentável”, considerou. 

“Foi assim, não foi assim, isso tem de ser esclarecido, ainda não ia para a palavra investigar”, acrescentou. 

O PSD anunciou esta manhã que vai pedir a audição parlamentar do presidente da Câmara de Setúbal e da embaixadora da Ucrânia, e solicitar esclarecimentos, por escrito, ao gabinete do Primeiro-Ministro, que tutela o Alto Comissariado para as Migrações. 

De acordo com o jornal “Expresso”, pelo menos 160 refugiados ucranianos já terão sido recebidos por Igor Khashin, antigo presidente da Casa da Rússia e do Conselho de Coordenação dos Compatriotas Russos, e pela mulher, Yulia Khashin, funcionária do município setubalense. Terão ainda fotocopiado documentos de identificação dos refugiados ucranianos, no âmbito da Linha de Apoio aos Refugiados da Câmara Municipal de Setúbal.