Rui Rio: “queremos mais mulheres” a intervir na vida política

8 de março de 2021
PSD mulheressocialdemocratas msd vidapolitica

Rui Rio considera que as mulheres continuam “claramente sub-representadas na vida pública e na vida política”, embora o panorama seja hoje “melhor do que no passado”. O Presidente do PSD diz que é preciso continuar a apostar na captação de mais mulheres para servir o bem comum e o Estado nos seus diversos patamares (central, regional e local).

Numa mensagem transmitida através das redes sociais no encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do PSD, este sábado, Rui Rio saudou este tipo de iniciativas, em especial dirigida ao público feminino. “Hoje conseguimos homens para a política, temos muito mais dificuldades em arranjar mulheres para a política. Estas ações de formação, quando destinadas a mulheres, têm essa utilidade adicional, conseguir captar o interesse das mulheres para a vida política”, afirmou.

Para Rui Rio, numa altura de formação de listas para as eleições autárquicas, todos os partidos passam pela mesma dificuldade. “Nós queremos ter mulheres nas listas, nós queremos dar destaque às mulheres, no entanto batemos de frente com a realidade e há muito poucas mulheres disponíveis”, lamentou, apelando a todas as ações que as possam sensibilizar.

Rui Rio enaltece a presença de mulheres na vida política, já que estão “mais bem preparadas” e centradas na resolução dos problemas dos cidadãos. “Se as mulheres vierem por esta via [da formação] para a política, mais depressa passam os homens porque são mais bem preparadas e porque vêm para a política porque lhes interessam determinados temas e não para virem para aquelas guerras partidárias estéreis”, apontou.

Antes, a presidente das Mulheres Social Democratas, a deputada Lina Lopes, anunciou que a estrutura vai homenagear esta segunda-feira, Dia Internacional da Mulher, Manuela Ferreira Leite, a única mulher que liderou o PSD, numa iniciativa, que contará com a participação do Presidente do PSD, Rui Rio. Este evento será transmitido em direto no Facebook do PSD e do Instituto Francisco Sá Carneiro.