Rui Rio participou em encontro sobre a situação de Maputo

14 de junho de 2022
PSD

No último dia da visita a Moçambique, Rui Rio participou num almoço com o Embaixador de Portugal em Moçambique, Costa Moura, a Cônsul-Geral de Maputo, Maria Manuel Morais e Silva, e com o Reitor da Universidade de Maputo, Jorge Ferrão, em que os problemas do País estiveram em agenda.

Foi transmitido ao líder social-democrata que a comunidade portuguesa está bem integrada, havendo, no entanto, alguns problemas com a política de vistos e o funcionamento do aeroporto. 

Rui Rio em Moçambique

Foi também realçado que a corrupção continua a ser um grande problema, muitas vezes potenciado pelas elites políticas. Sente-se também dificuldade na capacidade de adaptação no território, não só pela sua extensão como pelas tentativas de domínio territorial. 

De positivo, os diplomatas salientaram a presença militar importante que se sente em Moçambique, com a formação de tropas portuguesas a ir para Cabo Delgado. Neste momento há onze companhias com cerca de sessenta homens num projeto que envolve 85 milhões de euros em material de guerra, não letal.  Esta capacitação constitui uma oportunidade para reconquistar papel na União Europeia, algo que é também positivo para a própria União.