Rui Rio: “O Congresso do PS foi um evento de propaganda eleitoral para as autárquicas”

29 de agosto de 2021
PSD

Este domingo, em reação às declarações de António Costa, Rui Rio classificou o Congresso do Partido Socialista como “um evento de propaganda eleitoral” para as autárquicas, “não sendo correto” que António Costa tenha anunciado medidas do Governo para “captar votos para o PS”.
 
“Não é correto utilizar o Governo e as suas medidas para, muito próximo das eleições, procurar captar votos para o PS. E o Congresso do PS foi para isso”, afirmou o Presidente do PSD acrescentando que é “natural” que o PS esteja preocupado com as autárquicas.
 
“O que já estranho e entendo que não é correto é utilizar o Governo e medidas do Governo para, muito perto das eleições, procurar captar votos para o PS”, criticou.
 
Rui Rio considerou que António Costa anunciou “um conjunto de boas medidas” para captar eleitorado, nomeadamente as que estão ligadas ao apoio à infância, como o aumento de vagas em creches e a redução de IRS para as famílias com filhos. Vale a pena relembrar que o PSD já tinha anunciado essa medida e afinal apresenta ideias, contrariamente à narrativa que tem sido divulgada pelo PS. “Porque é que é uma boa medida? Essa foi exatamente a primeira ideia que o PSD transmitiu em força desde que eu ocupo este cargo”, afirmou.
 
No entanto, o líder social-democrata classificou como “medidas propagandísticas” o anúncio de mais habitação social e para os jovens, sublinhando que “o primeiro-ministro tem dito ter verba para construir 26 mil casas, já se comprometeu com 28 mil” e ainda só assinou protocolos com 78 municípios. “Está a prometer uma coisa que não vai poder cumprir”, acusou.
 
Rui Rio também lamentou que não se tenha falado no Congresso sobre investimento e economia privada.
 
Neste Congresso do PS, viu-se um partido onde não há “unidade, pacificação e foco no país”.
 
“Eu não vejo a unidade e a paz, eu vejo o contrário, vejo um congresso em que no palco aconteceu uma coisa e nos bastidores a discussão permanente de quem vai suceder a António Costa”, disse. referindo que até houve 
 
O PSD continua fortemente mobilizado e empenhado em ganhar o maior número de câmaras, assembleias municipais e freguesias nas próximas eleições de 26 de setembro. Como Rui Rio afirmou, “a esmagadora maioria do partido está mobilizada”. Está nas suas mãos. Está nas mãos de todos.