Rui Rio: “não há um controlo eficaz das fronteiras portuguesas”

21 de dezembro de 2020
PSD Fronteiras Covid-19

O Presidente do PSD mostrou hoje preocupação pela falta de controlo das fronteiras portuguesas. No final de uma reunião com o SEF, Rui Rio anunciou que lhe foi transmitido que há uma “ausência de condições para que o SEF possa levar avante um trabalho competente, seja pelas instalações seja pelo reduzido número de efetivos”, o que se traduz num “controlo muito deficiente das fronteiras portuguesas”, e que estas deveriam ser “mais bem organizadas e policiadas”. 

O Presidente do PSD deu ainda o exemplo da falta de fiscalização da verificação de testes às COVID-19 dos cidadãos que entram em território português

Rui Rio salientou que não se pode criar “sobre as polícias” no geral e sobre o “SEF” em particular uma “desautorização, porque isso ainda degrada mais as situações” relatadas e acrescentou ainda que o Governo tem “tendência de fuga às responsabilidades” e que não tem agido no momento próprio. 

O Presidente do PSD, apesar de não ter revelado os relatos que lhe foram transmitidos na reunião em relação à alegada falta de controlo nas fronteiras, voltou a realçar que casos como o de Ihor Homeniuk não se podem repetir e que todas as situações que levantem dúvidas devem ser investigadas.