Rui Rio na OVIBEJA: “Quando um setor não tem jovens, não tem futuro”

25 de abril de 2022
PSD PSD

Este domingo, em visita à 38.ª edição da OVIBEJA, o Presidente do PSD disse que o facto de a idade média dos agricultores portugueses “estar acima dos 60 anos” é o que “mais” o “preocupa” na agricultura portuguesa e que deveria “preocupar todos particularmente o Governo”.

“Quando um setor não tem jovens ou tem muito poucos jovens, esse setor não tem futuro”, alertou Rui Rio defendendo que “a primeira prioridade” para a agricultura portuguesa tem de ser urgentemente ter mecanismos que sejam atrativos” para os jovens.

Sobre a ida de António Guterres a Moscovo e a Kiev, Rui Rio espera que o Secretário-geral da ONU consiga “ser uma ponte” e fazer parar a guerra entre Rússia e Ucrânia. Facto que “ainda ninguém conseguiu”.

Sobre as críticas de Zelensky ao facto de António Guterres ir primeiro a Moscovo e só depois a Kiev, o Presidente do PSD respondeu: “não sei se pontualmente poderia ser melhor primeiro num lado ou depois no outro. Eu, sinceramente, aquilo que entendo que é importante é que o secretário-geral da ONU vá aos dois lados e consiga ser uma ponte, [o] que está muito difícil”.

 

Presidenciais França: Reeleição de Macron é “o melhor resultado” para projeto europeu

À margem da visita à feira agropecuária, Rui Rio reagiu à vitória de Emmanuel Macron como Presidente de França e admitiu que a sua reeleição é “o melhor resultado” para o projeto europeu, considerando “absolutamente vital” que a Europa continue “unida”.

“O projeto europeu ganhou com este resultado, na exata medida em que o que aconteceria com [a candidata de extrema-direita] Marine Le Pen não se sabe, mas aquilo que acontece com Emmanuel sabemos, que é continuar o projeto europeu, o qual é fundamental”.

De relembrar que o centrista Emmanuel Macron foi reeleito este domingo Presidente de França, obtendo entre 57,6% e 58,20% dos votos na segunda volta das eleições, contra 41,80% e 43% de Marine le Pen, segundo as primeiras projeções.