Governo está a “quebrar promessas eleitorais”

21 de abril de 2022
PSD PSD

Rui Rio afirmou hoje que o PSD vai votar contra a proposta de Orçamento do Estado para 2022. 
No final da reunião da bancada laranja, em declarações aos jornalistas, o Presidente do PSD considerou que o documento não estimula o crescimento económico e “quebra promessas eleitorais” do Governo de aumentar os salários, quando, devido ao aumento da inflação, vão ter “um corte real”.
Rui Rio frisou que o Orçamento do Estado tem uma previsão de 4% para a inflação, que diz estar convencido que “vai ser impossível” de cumprir, o que significa que “haverá uma perda de poder de compra de pelo menos 4% todos os meses”.
“Na prática, em termos reais, ao fim de um ano, de 14 meses, é como se perdessem meio salário, é como se lhe cortassem meio subsídio de Natal. O termo que o PS utiliza para isto é austeridade”, disse.
Para Rui Rio, trata-se de “uma contradição entre o que o PS prometeu aos portugueses para ganhar as eleições” e que passava quer pelo aumento do Salário Mínimo Nacional quer dos salários médios.
“Há aqui uma clara quebra de promessas eleitorais do PS, eu não estou admirado, procurei alertar na campanha, as pessoas acreditaram no que o PS ia fazer, e logo no primeiro meio orçamento já estão a fugir ao que prometeram”, criticou.
Questionado se um aumento dos salários neste momento não iria provocar uma espiral inflacionista, como argumenta o Governo, Rio disse que esse debate deveria ter sido feito na campanha eleitoral.
“Este Governo claramente prometeu isso para ganhar eleições, não estão em causa princípios económicos, mas promessas para ganhar as eleições”, acusou.
O presidente do PSD adiantou que o partido irá fazer propostas de alteração “credíveis” e “sem agravar o défice”, respeitando um princípio que ele próprio disse ter instituído quando, em 1996, era o coordenador de Orçamento e Finanças na sua bancada.
“Todas as propostas que o PSD fizer têm de ter uma contrapartida. Se aumento uma despesa em X, tem de lá a despesa que reduzo”, explicou.

PSD indica Pinto Balsemão e Miguel Cadilhe para o Conselho de Estado
O PSD vai indicar para o Conselho de Estado Francisco Pinto Balsemão e Miguel Cadilhe.
O anúncio foi feito no parlamento pelo presidente do PSD, Rui Rio, que assim deixará de integrar o órgão de aconselhamento do Presidente da República.