Rui Rio: António Costa falha promessas de aumentos salariais e atira-as para o lixo

24 de abril de 2022
PSD PSD

Este domingo, no encerramento do 14.º Congresso da UGT, Rui Rio afirmou que António Costa “atirou com as promessas para o caixote do lixo”. O líder do PSD relembrou que, em plena campanha das eleições legislativas, o primeiro-ministro “jurou a pés juntos que ia aumentar o peso dos salários no rendimento nacional”.

“Isto foram as promessas que determinaram o voto de muita gente. Ainda não se passaram três meses e já está a fazer exatamente o contrário. Atirou com as promessas para o caixote do lixo”, referiu o líder social-democrata questionando ainda como é que uma promessa que foi “determinante para o voto das pessoas”, passados três meses, “não se está a cumprir e as pessoas vão levar um corte enorme no seu poder de compra”.

Rui Rio disse ainda que o que o Governo está a fazer é a mesma coisa que um imposto escondido. Depois de uma campanha em que o PS “prometeu fortemente aumentar os salários”, o Governo faz exatamente o contrário e esta política que segue acabará com grande parte do poder de compra dos portugueses.

“O salário nominal não [tem cortes], quem ganha mil continuará a ganhar mil, só que, daqui por um ano, não dão para a mesma coisa que dão hoje, porque a inflação vai comer isso. É a mesma coisa que um imposto escondido”, disse o Presidente do PSD referindo também que aquilo “que vai acontecer em 2022 e 2023, com esta política do Governo, é uma quebra brutal do poder de compra dos salários".

O Governo não quer ajustar os aumentos à taxa de inflação e esta é como um imposto escondido, a pessoa perde poder de compra” e o Governo ganha, através da inflação, “seja ao nível dos rácios da macroeconomia, particularmente do rácio da divida, seja depois ao nível do crescimento da receita e da despesa nominal”.

Rui Rio também visitará esta tarde a 38ª edição da OVIBEJA, que decorre até esta segunda-feira, dia 25 de abril.