Rui Rio em Évora: “o país tem de olhar para o interior”

1 de setembro de 2021
PSD Interior Évora autarquicas2021

Rui Rio defende que “o país tem de olhar” para as terras do interior e apoiar o investimento, capaz de criar oportunidades de emprego, sobretudo para fixar os jovens e combater o despovoamento do território.

“No Alentejo, particularmente hoje no distrito de Évora, o problema é transversal e, portanto, o país tem de olhar para estas terras” do interior “na lógica do apoio ao investimento, que é para a criação de emprego”, em particular para os jovens, afirmou Rui Rio.

O Presidente do PSD, que falava em Évora após um dia passado em ações com os candidatos autárquicos, o emprego “é a base de tudo”. “Ou nós no interior criamos emprego e conseguimos que os jovens aqui fiquem, ou então isto é uma questão de tempo, não sei a que ritmo, mais rápido ou mais lento, mas vai desaparecer tudo. Um jovem que tira o curso, não tem emprego e vai embora”, alertou.

Questionado sobre a taxa desemprego, Rui Rio afirmou que os dados conhecidos “não são exatamente os números do desemprego”, mas antes “o número de inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)”. “Há muita gente que está desempregada e que não está inscrita no IEFP. E há gente que está inscrita no IEFP, mas que é convidada a fazer uma formação profissional qualquer e, automaticamente, o Instituto considera essa pessoa empregada”, pelo que os números estão “longe” da realidade.

Rui Rio precisou ainda que “o investimento e as exportações, que devem ser as variáveis nucleares do crescimento, neste momento, até caíram”.

Esta terça-feira, Rui Rio esteve no distrito de Évora, com visitas aos concelhos de Mourão e Redondo, onde contactou com empresários locais da Adega Cooperativa da Granja, em Mourão, e da Adega Cooperativa de Redondo, contactou depois com as populações locais, e terminou o dia em Évora, onde, na companhia do presidente do CDS-PP, inaugurou a sede de campanha autárquica.

Henrique Sim-Sim é o cabeça de lista à Câmara Municipal de Évora da coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT, candidato que “marca a diferença” perante uma gestão do município, de maioria comunista, que “está um pouco cansada, um pouco gasta”.

O líder do PSD destaca que a coligação oferece uma “equipa muito mais jovem, muito mais dinâmica”.

Rui Rio acredita que, no dia 26 de setembro, a coligação obterá “uma subida substancial” da votação nesta capital de distrito alentejana.