Rui Rio: transferência do Tribunal Constitucional para Coimbra é “um projeto para o País”

14 de setembro de 2021
PSD tribunalconstitucional Descentralização Interior Guarda meda trancoso autarquicas2021

Rui Rio acredita que os partidos “vão ser coerentes” na votação no Parlamento do projeto de lei do PSD que pretende transferir o Tribunal Constitucional, o Supremo Tribunal Administrativo e a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos para a cidade de Coimbra. “Em Portugal, estamos à beira de uma decisão da Assembleia da República – não quero exagerar e dizer que fica na história de Portugal, mas fica lá muito perto – de transferir um órgão de soberania para fora de Lisboa”, declarou.

Na Mêda, esta terça-feira, o Presidente do PSD reafirmou que este “não é um projeto para Coimbra, mas para o País”, decisão que tem, sobretudo, “uma carga simbólica”.

Por outro lado, Rui Rio considera que os decisores nacionais “devem ser concretos nas políticas para o interior”, razão também pela qual o PSD escolheu os concelhos da Guarda, Trancoso e Mêda, para dar início à campanha para as autárquicas de 26 de setembro. “Outras coisas se devem seguir, compassadamente. Temos de ser concretos nas políticas para o interior, designadamente para a criação de investimento. Pela experiência que tenho da vida política, para conseguirmos isso é preciso aquilo que muitas vezes se chama o mau feitio, eu acho que é assim e faço mesmo, uns gostam e outros não”, disse.

Durante a manhã, na Guarda, Rui Rio criticou António Costa por confundir deliberadamente os cargos de primeiro-ministro com o de secretário-geral do PS, ao fazer promessas eleitorais com os milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência que serão disponibilizados pela União Europeia para minimizar o impacto da crise pandémica.

Rui Rio contactou com clientes e lojistas de um centro comercial e visitou a Isobar, uma empresa tecnológica que é, segundo Rui Rio, “um modelo daquilo que se pode fazer”, foi criada com três postos de trabalho e hoje emprega cerca de 50 pessoas.