Rui Rio elogia “sentido de Estado” de Jorge Sampaio

10 de setembro de 2021
PSD jorgesampaio presidentedarepublica

Rui Rio destaca o sentido de Estado do ex-Presidente da República Jorge Sampaio, que faleceu esta sexta-feira. “Foi um Presidente da República com sentido de Estado, com sentido da responsabilidade e que geria muito bem a proximidade e a distância. Conseguia fazer muito bem esse equilíbrio”, afirmou Rui Rio, em Porto de Mós, distrito de Leiria.

O Presidente do PSD considera que, “apesar de ter havido algumas divergências”, faz “um balanço excecionalmente positivo daquilo que foi a vida pública do dr. Jorge Sampaio” que “começou ainda no tempo do Estado Novo, na luta contra a ditadura”. “Portanto, um trajeto coerente ao longo de toda a vida e também agora, mais recentemente, no Conselho de Estado, com intervenções também muito lúcidas, apesar da debilidade física em que já se encontrava”, acrescentou.

Salientando que, “quer em funções institucionais, quer pessoalmente”, só tem a dar “referências positivas” de Jorge Sampaio, Rui Rio lembrou que quando foi eleito pela primeira vez presidente da Câmara do Porto o antigo chefe de Estado foi das primeiras pessoas a telefonar-lhe e a felicitá-lo. “De uma forma natural, participou em muitos eventos de grande dimensão que organizei enquanto presidente da Câmara do Porto, abriu muitas conferências que fizemos”, especificou. 

Rui Rio prestou, enquanto líder do PSD e do ponto de vista pessoal, homenagem ao antigo chefe de Estado. “Guardo, na minha memória uma relação próxima, muito respeitosa” com Jorge Sampaio, referiu.

A direção do PSD, na figura do seu Presidente, expressa a toda a família e ao Partido Socialista o seu mais sentido pesar nesta hora.