Rui Rio: António Costa “mente de forma descarada” sobre o fecho da refinaria de Matosinhos

21 de setembro de 2021
PSD refinariagalp matosinhos autarquicas2021

Rui Rio acusa António Costa de, enquanto líder do PS, ter desmentido no domingo o que disse enquanto primeiro-ministro em maio sobre o encerramento da refinaria de Matosinhos. Rui Rio considera que, para o líder do PS, “vale tudo em eleições, desde que renda votos”. 

Recorde-se que António Costa afirmou no domingo que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo dar uma “lição exemplar” à empresa. Mas, em maio, no encerramento de uma conferência promovida pelo Grupo dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu, precisamente em Matosinhos, o primeiro-ministro anunciou que o fecho da refinaria era “um enorme ganho para a redução de emissões”.

“Ontem veio na qualidade de secretário-geral do PS desmentir formalmente o primeiro-ministro António Costa, foi isso que ele ontem veio aqui fazer. Eu não sei qual é a lição exemplar que o secretário-geral do PS António Costa quer dar à Galp que o primeiro-ministro António Costa, em maio, não deu”, criticou Rui Rio. 

Rui Rio entende que “o PS tem consciência de que as eleições autárquicas lhe podem correr mal, quando um homem experiente como o dr. António Costa mente desta forma tão descarada no mesmo sítio no mesmo espaço de quatro meses”.

O Presidente do PSD deixou ainda um conselho ao PS para a noite eleitoral de domingo: “Uma vez que hoje já é segunda-feira, devia começar rapidamente a escolher a empresa de sondagens que, depois dos resultados autárquicos, vai tentar emendar a coisa e dizer que, se fossem eleições, legislativas o PS teria tido uma grande vitória. É bom que o PS escolha já a empresa de sondagens, porque vai precisar dessa sondagem, vai precisar que seja empresa amiga e que tenha comentadores amigos para não comentar os resultados das autárquicas”.

Sobre as eleições autárquicas em Matosinhos, Rui Rio salienta que seria “muito positivo” que houvesse rutura com a governação socialista neste concelho. “Temos consciência de que o concelho de Matosinhos é muito difícil para o PSD. (…) Vale a pena andar nas ruas de Matosinhos andar a ajudar o Bruno [Pereira], porque vamos ter um excelente resultado em Matosinhos”, disse.