PSD apresenta condolências à família de Joaquim Ventura Trindade

27 de abril de 2022
PSD

O PSD vem por este meio apresentar as mais sentidas condolências à família de Joaquim Ventura Trindade, autarca histórico de Elvas e membro do Conselho de Fiscalização no 1º Congresso do PSD. Faleceu no dia 14 de abril de 2022, em Elvas, de onde era natural, aos 88 anos.

Presidente da Câmara Municipal de Elvas, entre 1980 e 1982, Joaquim Ventura Trindade participou na campanha de candidatura do general Humberto Delgado à Presidência da República, em 1958. Foi dirigente dos movimentos operários da Ação Católica em Évora, entre 1965 e 1968, foi vice-Presidente da Junta Diocesana da Ação Católica de Évora e candidato pelo círculo de Évora na lista da Oposição à Assembleia Nacional do Estado Novo em 1969, integrando o Comissão Democrática Eleitoral (CDE).

Ainda antes do 25 de Abril, colaborou frequentemente na imprensa local e fez parte, com Nuno Teotónio Pereira e outros, do grupo que distribuía clandestinamente os cadernos GEDOC, chegando a ser detido para interrogatório pela PIDE/ DGS.

Integrou a Comissão Política Nacional do PPD - Partido Popular Democrático e foi membro do Conselho de Fiscalização no 1º Congresso do PSD, em novembro de 1974, juntamente com António Leite de Castro, Mário Montalvão Machado, Rui Machete e Marcelo Rebelo de Sousa, entre outros. Depois do 25 de Abril, foi candidato por duas vezes à Assembleia da República.

Integrou o I Governo Constitucional liderado por Mário Soares entre 1976 e 1978, desempenhando funções no Ministério da Agricultura e Pescas dirigido por António Barreto, como assessor no Gabinete do Secretário de Estado da Estruturação Agrária, Carlos Portas. Em outubro de 1980, foi nomeado para o Conselho Distrital de Portalegre, por resolução do Gabinete do Primeiro-Ministro, Diogo Freitas do Amaral.

Foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Elvas pela AD - Aliança Democrática (coligação PPD/PSD, CDS e PPM), no triénio entre 1980-1982, funções que desempenhou gratuitamente, por sua expressa vontade.
Abandonou depois a atividade política partidária, sem nunca ter deixado de intervir ativamente na vida política através das inúmeras crónicas na imprensa regional.

Exercia atualmente funções não remuneradas em diversas instituições da cidade de Elvas, nomeadamente, na comissão administrativa da Confraria do Senhor Jesus da Piedade de Elvas, nomeada pelo Arcebispo de Évora em 2019; na Fundação Materno-Infantil Mariana Martins, gestora da Maternidade de Elvas; na Fundação António Gonçalves, Instituição Pública de Solidariedade Social; e no Grupo Interparoquial de Elvas da Cáritas Portuguesa.

O PSD expressa a mais sentida gratidão pela dedicação de Joaquim Ventura Trindade ao serviço dos interesses do Alto Alentejo e no exercício de atividades públicas, tendo honrado sempre o nome do PSD e de Portugal.