Portugal está farto desta balbúrdia

19 de maio de 2023
PSD comissaoinqueritoatap SIRP ministrodasinfraestruturas crisepolitica

Luís Montenegro defende a demissão da secretária-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) e do ministro das Infraestruturas.
“Tomei a iniciativa de transmitir, ontem da parte da manhã, ao senhor Primeiro-Ministro, que considero que a senhora Secretária-Geral do SIRP deve ser substituída”, afirmou, numa declaração à imprensa, esta sexta-feira, no Porto.
Para o Presidente do PSD, a demissão de Graça Mira Gomes visa “preservar a confiança da ação dos serviços de informações”. “Não acedendo, como não acedeu, à sugestão que lhe dirigi, o senhor Primeiro-Ministro fica isolado e é o único e exclusivo responsável pelas distorções legais e reputacionais dos serviços de informações”, apontou.
Além disso, o líder do PSD considera que a “bem da dignidade e da moralidade da política” o ministro das Infraestruturas, João Galamba, também “deve mesmo ser demitido”.
“O Primeiro-Ministro não pode esconder-se na sua agenda internacional ou de lazer quando tem a casa a arder. Para quem invocou razões de consciência, o desaparecimento significa não ter consciência do essencial”, referiu.
Luís Montenegro sublinha que “o tempo tem provado que a teimosia do Primeiro-Ministro, arrogantemente instalado na sua maioria absoluta, tem contribuído para agravar o descrédito no Governo, na política e no Estado”, pelo que “o pântano político em que Portugal mergulhou é da responsabilidade única do Partido Socialista, do Governo e do Primeiro-Ministro”.
O país está farto desta balbúrdia. É preciso pôr ordem na casa. Era preciso uma liderança forte. Coisa que infelizmente o Primeiro-Ministro não tem conseguido”, disse.