Pedro Nuno Santos descurou obrigações de serviço público nos voos para os Açores

9 de janeiro de 2024
PSD acores acores2024 desenvolvimento

Luís Montenegro acusa Pedro Nuno Santos de, enquanto ministro das Infraestruturas, não ter resolvido a matéria das obrigações de serviço público no transporte aéreo nos Açores. 
“É uma das matérias que, aliás, esteve na secretária do atual secretário-geral do Partido Socialista e que não foi resolvida”, afirmou.
Esta segunda-feira, durante a ligação entre Madalena, na ilha do Pico, e Horta, no Faial, no 1.º dia do “Sentir Portugal nos Açores”, o Presidente do PSD considerou ser “importante assegurar o serviço público para o Faial, Pico e Santa Maria". “E a verdade é que o tempo passa, as promessas sucedem-se e não fora a boa vontade da SATA [transportadora aérea açoriana] e esse serviço seria colocado em causa”, declarou, manifestando predisposição para “resolver esse assunto imediatamente à tomada de posse do novo governo” liderado pela Aliança Democrática. 
Luís Montenegro assinalou que a função de primeiro-ministro requer coragem e “muita vontade de enfrentar os riscos, de decidir, de ser resistente, resiliente, mas também inspirador”.
Antes, no Pico, cuja montanha é o ponto mais alto de Portugal, com 2.351 metros de altitude, onde começou a última etapa do périplo “Sentir Portugal”, Luís Montenegro esteve no concelho da Madalena, onde pôde admirar a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura desde 2004.
“Aquilo que nós pretendemos é atingir o máximo pico da nossa performance, precisamente no dia das eleições, que é o dia que conta, que é o dia em que os portugueses terão a oportunidade de mudar o rumo do país”, referiu, assinalando que no dia 4 de fevereiro os açorianos terão a oportunidade “de dar condições de governação, estabilidade", à atual maioria, PSD/CDS-PP/PPM, no arquipélago.
“Sentir Portugal nos Açores” decorre até sábado, tem como objetivo contactar com a realidade local e dialogar com os cidadãos, famílias, municípios e instituições da Região Autónoma dos Açores.