Açores acolhem 6.ª Academia de Formação Política para mulheres

11 de junho de 2021
PSD msd academiamsd acores

A 6.ª Academia de Formação Política para mulheres social democratas realiza-se na Ilha Terceira, nos Açores, nos próximos dias 12 e 13 de junho, com a participação de mulheres oriundas de todas a ilhas do arquipélago açoriano e de várias regiões do continente. 
 
As destinatárias das ações de formação são mulheres social democratas que pretendem potenciar a sua capacidade de intervenção e participar de forma mais ativa, não apenas na vida partidária, mas sobretudo na vida política, económica e social do País.
 
Como nas edições anteriores, a organização da 6.ª Academia rompeu a habitual barragem de críticas e incompreensões e organizou um evento que, a par das ações específicas de formação, vai contar com as intervenções de destacados dirigentes políticos, nacionais e internacionais.
 
A saudação inicial às formandas será feita em tom europeu e estará a cargo da Comissária Europeia Mairead McGuinness. Segue-se a conferência do deputado europeu Paulo Rangel e o debate moderado pela Vice-Presidente do Grupo Parlamentar de PSD, Catarina Rocha Ferreira.
 
Os Açores confiaram a governação da Região Autónoma do Açores ao PSD e a 6.ª Academia de Formação Política para mulheres social democratas não podia perder a oportunidade de ter entre os intervenientes nos seus trabalhos os dirigentes políticos que ocupam altos cargos na governação da região. Os seus conhecimentos e experiência serão um estímulo suplementar para as formandas que participam na 6.ª Academia de Formação Política.
 
Nesta linha, o ponto alto será a intervenção de José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo Regional, no jantar-debate do dia 12 de junho. A moderadora do debate será a própria presidenta da Academia de Formação Política, a deputada Lina Lopes, recentemente nomeada Embaixadora da fundação internacional Women Political Leaders.
 
A Academia de Formação Política para Mulheres assume-se como uma plataforma de intercâmbio e debate de ideias, projetos e soluções de problemas que afetam principalmente as mulheres. Assim sendo as sessões da 6ª Academia intituladas “Representação Equilibrada de Mulheres em Lugares de Topo”, “Autarquias no Feminino” e “Duas Realidades Políticas: o Parlamento e o Governo” contam com o contributo de um largo número de mulheres com destaque na governação e na direção autárquica dos Açores, como é o caso de Susete Amaro e de Sofia Ribeiro, Secretárias Regionais do Governo Regional do Açores e das dirigentes autárquicas Sabrina Furtado (Vila Franca do Campo), Catarina Manito (Madalena do Pico), Teresa Ribeiro (Horta), Rita Andrade (Angra do Heroísmo) e Leónia Melo (Feiteira, Faial).
 
Como é natural numa Academia de Formação, o contributo da componente académica desempenha um papel central. Assim, as formandas vão ter a oportunidade de debater as questões da ética na vida social e política com as professoras Maria do Céu Patrão Neves (Universidade dos Açores) e Judite Parreira (EBI Praia da Vitória). A temática da participação das mulheres nos cargos de decisão de topo será analisada com a ajuda das professoras Sara Falcão Casaca (Universidade de Lisboa/ISEG) e Lina Carvalho (Universidade Coimbra).
 
As iniciativas da Academia são desenvolvidas em parceria com a Fundação Konrad Adenauer e contam com o apoio do Instituto Francisco Sá Carneiro (IFSC), do Partido Social Democrata (PSD) e das Mulheres Social Democratas (MSD). A pandemia criou enormes dificuldades à organização de eventos que envolvem um número elevado de participantes. Mas a Academia de Formação Política para Mulheres Social Democratas não sucumbiu às adversidades. A primeira reação foi transitar para o modelo de formação à distância. Por isso, a 4.ª e a 5.ª Academias foram realizadas por via remota. Agora que o surto está em vias de ser controlado, o modelo da 6.ª Academia passou a ser híbrido e admite a presença física das formandas, sendo os cuidados de saúde escrupulosamente respeitados. A maioria dos oradores e formadores continua a intervir via on-line.
 
A 6.ª Academia de Formação Política para mulheres social democratas encerrará os seus trabalhos com a intervenção do dr. Rui Rio. O Presidente do PSD sempre se pronunciou de forma enfática sobre a importância da formação política. Por isso, a sua presença no ato de encerramento significa no fundo a abertura e o incentivo a futuras iniciativas da Academia de Formação Política para mulheres social democratas.