O Governo Socialista foi a empresa que teve mais lucros extraordinários em Portugal 

29 de outubro de 2022
PSD

A empresa que em Portugal teve mais lucros extraordinários foi o PS, o seu Governo e a Administração Central”, acusou hoje o Presidente do PSD, referindo-se ao peso dos impostos cobrados por este Governo. Tal como salientou o líder social-democrata, temos “uma carga fiscal que asfixia e penaliza a vida das pessoas”, situação para a qual não há fim à vista. 
 
Luís Montenegro referiu ainda o recorde de António Costa ao todos os anos ter a carga fiscal mais elevada e ao facto de o Estado estar a ganhar dinheiro à custa dos efeitos da inflação na economia. Referindo-se à intenção do Governo em taxar os lucros extraordinários, o Presidente do PSD afirmou que essa taxa será “uma gota no oceano” no somatório dos “impostos que nos cobraram a mais este ano”. 
 
Para o Presidente do PSD, este Governo tem um “desrespeito completo pelo drama das pessoas. Hoje as famílias sofrem quando vão ao supermercado e pagam o dobro pelos bens essenciais”. “O País está pior, as pessoas estão piores, e isso deve-se à governação do Partido Socialista”, disse. 
 
“Os Governos socialistas nunca dizem a verdade toda”
 
O Presidente do PSD afirmou ainda que já vem sendo tradição dos governos socialistas não dizerem a verdade toda e pautarem a sua ação por uma política de meias-verdades. 
 
Luís Montenegro destacou que o Executivo de António Costa tem também por hábito “ficar pela metade” sempre que faz um anúncio. Foi assim com o suposto aumento de pensões e foi assim no anúncio sobre as interconexões energéticas entre a Península Ibérica e a Europa.
 
Referindo-se ao caso recente da EFACEC, o Presidente do PSD realçou que, aquando do debate do Orçamento do Estado esta semana, os social-democratas confrontaram o Governo sobre o estado da “conclusão do processo de reprivatização da EFACEC. O Governo foi instado a pronunciar-se. Disse que não sabia. No dia seguinte, deu nota de que o processo não tinha tido sucesso e que a reprivatização por agora está frustrada e não vai operar-se. A pergunta agora é: porque é que o Governo não disse a verdade toda na quarta e quinta-feira?”. Porque “o Governo ocultou esta informação. E esta forma dissimulada” de agir não enobrece a política, disse, acrescentando que o Executivo anda a brincar com o dinheiro dos portugueses.  
 
Perante uma plateia de jovens, Luís Montenegro enumerou ainda as propostas do PSD para os jovens e referiu que é preciso “olhar para esta geração e motivá-la para não se render a esta situação de empobrecimento que tem sido sempre o desenlace das governações socialistas”.