O diabo está dentro do Governo

5 de janeiro de 2023
PSD xxiiigoverno

Luís Montenegro defende que compete ao Primeiro-Ministro “avaliar as condições em que os membros do Governo se encontram para exercer com autoridade política o seu mandato”, como acontece com a secretária de Estado da Agricultura. 

No final do debate da moção de censura da IL ao Governo, esta quinta-feira, o Presidente do PSD acusou António Costa de estar “exaurido” no exercício das funções de Primeiro-Ministro. “Quis reapresentar ao país a teoria do diabo, mas, infelizmente, o diabo hoje está mesmo dentro do Governo, o diabo é a falta de coesão e de espírito reformador deste Governo”, acusou. 

Sobre a proposta de António Costa de maior escrutínio na escolha dos governantes, Luís Montenegro entende que o chefe do Governo parte para a “desresponsabilização”: “É sacudir a água do capote, é o Primeiro-Ministro a querer corresponsabilizar o Presidente da República”.

O líder do PSD voltou a dizer que Portugal tem um “Primeiro-Ministro sem capacidade de recrutamento” e um ministro das Finanças “desprovido de autoridade” e, como tal, “é um peso morto no Governo”.

Recorrendo às palavras do vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Paulo Rios de Oliveira, durante o debate desta tarde, Luís Montenegro expressou: “Ou o Governo muda mesmo de vida ou os portugueses vão exigir no futuro que Portugal mude de Governo”.