Nota de Pesar - Francisco Pinto Balsemão 

22 de outubro de 2025
PSD

O Partido Social Democrata manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Francisco Pinto Balsemão, militante n.º 1, fundador do PPD/PSD e uma das figuras maiores da democracia portuguesa.
Nascido em 1 de setembro de 1937, em Lisboa, Francisco Pinto Balsemão dedicou a sua vida ao serviço público, à liberdade e à construção da democracia. 
Fundou o semanário "Expresso" em 1973, enfrentando a censura e defendendo sem hesitações a liberdade de imprensa. 
Em 6 de maio de 1974, ao lado de Francisco Sá Carneiro e Joaquim Magalhães Mota, fundou o Partido Popular Democrata (PPD). 
Foi deputado e vice-presidente da Assembleia Constituinte (1975-1976), deputado à Assembleia da República e Ministro de Estado Adjunto no VI Governo Constitucional. Após a tragédia de Camarate, foi eleito presidente do PSD e, a 9 de janeiro de 1981, tomou posse como Primeiro-Ministro de Portugal, liderando o VII e VIII Governos Constitucionais.
Conduziu uma agenda reformista e ficará para sempre associado à revisão constitucional de 1982, decisiva para o reforço do regime democrático, e à conclusão das negociações para a adesão de Portugal à CEE.
Exerceu a presidência do PSD entre 1980 e 1983, com reconhecido sentido de responsabilidade e lealdade ao legado de Sá Carneiro. Mesmo após deixar funções executivas, permaneceu sempre presente na vida do partido, tendo presidido às comemorações dos “40 anos de Democracia, 40 anos de PSD” e tendo sido Presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro.
Francisco Pinto Balsemão parte hoje como sempre quis ser recordado: homem de princípios, de coragem e de palavra.
À sua família e amigos, o PSD expressa a mais sentida solidariedade e gratidão.
Que descanse em paz.