Luís Montenegro encontrou-se com Ursula Von der Leyen

23 de março de 2023
PSD

Luís Montenegro encontrou-se esta quinta-feira, em Bruxelas, com a Presidente da Comissão Europeia e participou na Cimeira do PPE.

No final da reunião, afirmou que foram abordados temas relevantes para Portugal, como a guerra na Ucrânia, a energia, a inflação, o custo de vida, a imigração, as alterações climáticas e a competitividade do espaço europeu. 

“Foi uma reunião muito produtiva dos vários temas que interessam a Portugal”, sintetizou. 

O líder do PSD sublinhou que é preciso “compaginar a alteração energética e climática” com o objetivo de a Europa ser “mais competitiva e produtiva”. “Acho que é um primeiro grande passo colocar na agenda como prioridade a competitividade da economia europeia, baseada na inovação, na ciência e na aposta científica, (…) olhando para a relação entre os blocos comerciais no mundo. A Europa não pode persistir em ser uma geografia cujas regras de comércio penalizam as empresas europeias face às empresas dos Estados Unidos e da China. Temos de conciliar os nossos interesses com a globalização e a competitividade de vários blocos comerciais”, destacou.

Luís Montenegro participou na tradicional reunião do PPE, que antecede as cimeiras europeias, partindo de seguida para Richebourg, onde prestará homenagem aos militares portugueses da Primeira Guerra Mundial.