Governo tem tiques de autoritarismo, acha que tudo pode e nunca assume responsabilidades

12 de agosto de 2022
PSD autoritarismo poderabsoluto Saúde transportespublicos Incêndios

Hugo Soares acusa o Governo de tiques de autoritarismo e de desrespeito pelas instituições, ao ponto de usar “a maioria absoluta como um poder absoluto”. O Secretário-geral do PSD dá como exemplo do “total desrespeito” do Executivo pelos “parceiros sociais, que são fundamentais para a construção de políticas públicas”, a reação “descabelada” da ministra da Agricultura em relação à Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP).

Nas Caldas da Rainha, onde visitou esta quinta-feira à noite a Expotur, Hugo Soares reiterou que o PSD vai continuar “a denunciar este tipo de atitudes por parte do Governo do Partido Socialista”, como aconteceu com o despacho do Primeiro-Ministro referente à Endesa e com a contratação do antigo diretor de informação da TVI.

O Secretário-geral do PSD considera que “o Primeiro-Ministro e o ministro das Finanças devem explicações ao país”, em torno destes casos, mesmo que se julguem “donos do Estado e que tudo podem”. 

Hugo Soares teceu ainda críticas à forma “como o Governo se desresponsabiliza de tudo o que vai acontecendo” em Portugal, apontando “o caos na saúde, problemas nos transportes públicos e o flagelo dos incêndios”.

“Estamos a assistir ao flagelo dos incêndios. Assistimos a uma total descoordenação de meios e de falta de comando. O Governo assume que a responsabilidade é de todos menos de quem a deve ter. O que está a acontecer no incêndio da Serra da Estrela é responsabilidade da falta de coordenação da tutela e, portanto, é responsabilidade do Governo”, referiu Hugo Soares, questionado por que razão só, “a meio de agosto, o Governo decide comprar veículos de combate aos incêndios, que tão pouco sabe se chegam a tempo do verão”.