Falta de alojamento estudantil é uma vergonha

21 de abril de 2023
PSD residenciasuniversitarias alojamentoestudantil ensinosuperior

Luís Montenegro considera “uma vergonha” que muitos jovens deixem de estudar por falta de recursos económicos, nomeadamente, para suportar os custos de alojamento em cidades com Lisboa. 
“Há anos que nos foram prometidas 15 mil novas camas públicas em residências universitárias pelo Governo e a execução é zero. Aqui, a Câmara não está à espera, está a promover a igualdade de oportunidades”, afirmou.  
Após visitar as obras de uma futura residência universitária na Alameda, em Lisboa, no âmbito da iniciativa “Sentir Portugal”, esta quinta-feira, elogiou o trabalho de Carlos Moedas na Câmara Municipal de Lisboa, apontando como “uma demonstração da capacidade de transformação” quando os sociais-democratas têm mecanismos de liderança. 
Luís Montenegro salientou que este exemplo mostra que “o poder autárquico é, muitas vezes, mais diligente e rápido que o poder central”. 
“Queria deixar uma palavra de reconhecimento e felicitação a Carlos Moedas e à sua equipa na Câmara Municipal pelo trabalho que têm vindo a fazer e que é uma demonstração da capacidade de transformação de que o PSD é capaz quando tem mecanismos de liderança”, enalteceu. 
A futura residência, que deverá ter as obras concluídas antes do final do ano, vai disponibilizar 320 camas para estudantes, totalmente geridas pela Universidade de Lisboa, com preços fixados por portaria e adaptados aos rendimentos familiares dos estudantes.