É imoral o Governo lucrar com a inflação

13 de março de 2023
PSD medidasantiinflacao empobrecimentodeportugal aumentodocustodevida

Perante o aumento do custo de vida e as dificuldades que os portugueses estão a enfrentar todos os dias, o PSD desafia o Governo de António Costa a tomar medidas concretas. “Foi um ano perdido, em que nada foi feito pela governação socialista. (…) Quem mais está a lucrar com a inflação é o Estado. (…) Gostávamos de ver o Governo tomar medidas com o seu lucro, que é a inflação”, afirmou Pedro Duarte.

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, em Lisboa, após uma reunião da Comissão Permanente e da Comissão Política Nacional, o coordenador do Conselho Estratégico Nacional (CEN) frisou que “a classe média está asfixiada”, “as desigualdades dispararam em Portugal com um Governo que se diz socialista” e “o país empobreceu”. 

Neste sentido, o coordenador do CEN entende que o Governo deve aproveitar “a receita acrescida [com impostos] para devolver à classe média e às classes mais desfavorecidas”. 

Pedro Duarte recorda que Luís Montenegro tem alertado, “há praticamente um ano”, para as “dificuldades crescentes” das famílias. “Na altura, [Luís Montenegro] exortou o Governo a tomar medidas e apresentou propostas muito concretas, propostas que foram desvalorizadas pelo Governo socialista, dos seus responsáveis económicos e do seu Primeiro-Ministro, dizendo que a inflação era um fenómeno passageiro, transitório, uma mera reação ao início de uma guerra e que não teria impacto duradouro. E não foram só desvalorizadas, foram até criticadas. O PSD foi acusado por parte de responsáveis socialistas de estar a promover atos de caridade junto dos portugueses”, referiu.

Para Pedro Duarte, o empobrecimento de Portugal revela-se não só no rendimento das famílias, mas traduz-se igualmente na degradação dos serviços públicos. “Se há um setor onde o Estado está a fraquejar é na Saúde”, “com o acumular de erros consecutivos e a ausência de resposta ao longo de sete anos”, disse.