É fundamental encontrar soluções para a situação dos professores

14 de janeiro de 2023
PSD

"O processo negocial com os professores tem de chegar a bom porto", afirmou hoje Margarida Balseiro Lopes, acrescentando que o Governo tem andado a empatar o processo negocial com esta classe.

A Vice-Presidente do PSD apelidou como "inaceitável o tom persecutório com que muitas vezes" o atual Executivo se tem dirigido aos professores. "Ainda ontem ainda assistimos a uma conferência de imprensa do Ministro da Educação" em que se procurou "virar a sociedade contra os professores quando aquilo que se pedia é que ao fim de tantos meses" se chegasse a uma conclusão do processo negocial.

Para Margarida Balseiro Lopes, não há sinais de que o Governo esteja de boa fé neste processo. O Executivo tem de se preocupar com os efeitos que a atual situação está a ter nas escolas e nos alunos, considerou, "mas não sabemos o que o Governo pensa e tem a dizer".

"Não estão a ser dadas condições às pessoas que façam o exercício pleno da sua profissão", disse. "O que é necessário é tornar esta carreira atrativa e dar estabilidade aos professores, aos alunos, aos encarregados de educação e a toda a escola", concluiu a Vice-Presidente do PSD.