Revisão constitucional: Desafio o PS a vir ao encontro do PSD

9 de novembro de 2022
PSD revisaoconstitucional CRP

Luís Montenegro espera que o Partido Socialista “acorde” e possa vir ao encontro daquelas que são as propostas e as preocupações do PSD para melhorar e atualizar a Constituição Portuguesa. 

Em Ponte da Barca, esta quarta-feira, o Presidente do PSD lembrou que, historicamente, “o PS é sempre mais lento a concluir que alguns comandos constitucionais devem ser alterados”. Pelo contrário, assinalou Luís Montenegro, “o PSD foi sempre mais proativo nesse domínio, quer quando, em 1982, se retirou a carga militar ao funcionamento do regime, quer quando, em 1989, se abriu a Constituição à possibilidade a vários setores de atividade poderem ser privatizados”. 

O Presidente do PSD garante que “o nível de discussão no Partido Social Democrata é muito mais abrangente do que no PS” no que toca à reflexão que se impõe sobre esta matéria. “Ainda nem sei se o PS tem projeto revisão constitucional, não sei se os deputados do PS tiveram essa oportunidade, não sei se as estruturas autónomas tiveram essa oportunidade, no PSD todos tiveram. O PSD é sempre mais ousado e ambicioso na alteração da Constituição do que o PS”, acrescentou.

Segundo Luís Montenegro, o PSD está a trabalhar num texto “diferenciador” e, apesar deste não ser o tempo que o PSD escolheria para abrir o processo, já que o mesmo foi aberto, então que se procurem consensos.