Comunicado da Comissão Política Permanente do PSD

7 de janeiro de 2021
PSD

A Comissão Política Permanente do PSD, reunida no dia 7 de Janeiro de 2021, analisou as graves declarações hoje proferidas pelo Primeiro-Ministro, que obrigam a imediata tomada de posição:
 
1. O Primeiro-Ministro, em declarações públicas, afirmou hoje a existência de uma campanha internacional organizada com o objetivo de prejudicar a imagem e o nome de Portugal na cena internacional. Mais grave, apontou como líderes dessa campanha os nossos companheiros Paulo Rangel e Miguel Poiares Maduro.

E, em claro desespero, estendeu a intenção de prejudicar o nosso País ao nosso companheiro Ricardo Baptista Leite, este “na vertente sanitária”.
 
2. As declarações de António Costa, ao afirmar a existência de uma campanha contra o nosso País, sem justificação ou fundamentação, revelam sem margem para dúvida um exercício delirante e inaceitável das funções de Primeiro-Ministro.
 
3. A acusação individualizada (repete-se, sem qualquer fundamento) de três destacados militantes do PSD, agrava essa irresponsabilidade e justifica a apresentação de uma queixa crime contra o Primeiro-Ministro, junto do Ministério Público.
 
4. Estas declarações visam apenas desviar as atenções do real problema, que consiste numa grave conduta da Sra. Ministra da Justiça, ao mentir, em diversas circunstâncias, sobre o dossier de nomeação do representante português na Procuradoria Europeia; e da cumplicidade do Sr. Primeiro-Ministro ao não a demitir e, assim, lhe garantir um apoio político, que demonstra que a mentira é matéria que, em nada, o incomoda.