Colóquio GPPSD: "Eutanásia/Suicídio Assistido: dúvidas éticas, médicas e jurídicas"

1 de fevereiro de 2017
PSD

O Grupo Parlamentar do PSD organiza na quinta-feira, 9 de fevereiro, na Assembleia da República, o colóquio "Eutanásia/Suicídio Assistido: dúvidas éticas, médicas e jurídicas", com início marcado para as 9h00. O Líder Parlamentar, Luís Montenegro, fará o encerramento dos trabalhos, enquanto a abertura ficará a cargo de Pedro Passos Coelho, Presidente do PSD. 

Questões relacionadas com a morte medicamente assistida serão, assim, debatidas em três painéis, numa altura em que foi entregue na Assembleia da República a petição do movimento cívico "Direito a morrer com dignidade". O primeiro painel contará com intervenções de António Pinheiro Torres (ex-deputado), João Semedo (ex-deputado e peticionário), António Espírito Santo (oncologista e peticionário) e Vaz Pato (jurista).

Maria Lúcia Amaral (ex-conselheira do Tribunal Constitucional e professora), Jorge Reis Novais (professor) e Tiago Duarte (membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e professor) farão parte do segundo painel.

No terceiro painel, o tema será abordado por Rui Nunes (professor), Luís Marques da Costa (professor e director dos Cuidados Paliativos do Hospital de Santa Maria) e Silvério Marques (médico oncologista).

Sobre a iniciativa dos social-democratas, Carlos Abreu Amorim, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, explicou que “os deputados do PSD têm liberdade de voto mas a esmagadora maioria, tal como creio que os cidadãos em geral, têm dúvidas”. “Esta será uma excelente oportunidade para colocarem as suas dúvidas”, acrescentou.