António Costa, use a sua habilidade para governar

20 de maio de 2023
PSD 3encontroautarcas governarportugal pantanopolitico

Luís Montenegro apelou a António Costa para que use a sua “habilidade política” para resolver os problemas de Portugal. “Faço um apelo último ao Primeiro-Ministro: use os instrumentos que tem à sua disposição. É afamado em termos de habilidade política, use-a. E convém dizer que ser hábil não é ser habilidoso. Ser hábil é resolver, ser habilidoso é ludibriar. Resolva os assuntos”, afirmou.
Na abertura do 3.º Encontro Nacional dos Autarcas Social-Democratas (ASD), este sábado, em Lisboa, dedicado ao tema “Autarquias. Que futuro?”, perante uma sala cheia de representantes eleitos pelo poder local, o Presidente do PSD criticou o “pântano político” e que tem como responsável direto o Primeiro-Ministro.
Ao longo de quase meia hora, o líder do PSD disse que “António Costa já desistiu de governar Portugal”, lamentando que o Executivo esteja a desperdiçar os instrumentos financeiros, como os fundos europeus, “para transformar Portugal” e “pagar melhores salários”.
“Para a dignidade da política, era bom que terminasse esta balbúrdia política e institucional”, insistiu, ao mesmo tempo que elencou as carências na saúde, educação, habitação, investimento público, segurança, natalidade, imigração e na gestão dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Luís Montenegro reafirmou que que “se o Governo não for capaz de mudar, o país vai ter de mudar de Governo”, e o PSD está preparado “para ser o protagonista dessa mudança”.
“E o país sabe que nós temos pensamento, sabe que nós temos projeto e o país sabe que temos gente e equipa, e uma grande parte da equipa está aqui nesta sala à minha frente. E nesta sala, como em muitas outras do país, nós estamos motivados, enérgicos, cheios de garra, cheios de força”, considerou.
O 3.º Encontro Nacional de Autarcas será encerrado pelo antigo Primeiro-Ministro e ex-Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.