António Costa tem “uma segunda oportunidade” para esclarecer os portugueses

6 de fevereiro de 2023
PSD sistemabancario Imigração

Luís Montenegro exige que o Primeiro-Ministro responda às perguntas que o PSD remeteu em 23 de novembro a António Costa, sobre as alegadas intromissões do Governo e que culminaram na resolução do Banif. O Presidente do PSD considera que é preciso “afastar qualquer dúvida” na atuação do Primeiro-Ministro em torno do caso. 

Acompanhado pelo líder parlamentar, na Guarda, no primeiro dia da iniciativa “Sentir Portugal”, esta segunda-feira, Luís Montenegro disse que “vai ser dada uma segunda oportunidade ao Primeiro-Ministro” para responder ao requerimento social-democrata, nomeadamente “às seis perguntas que não respondeu e clarificar alguma das afirmações que [António Costa] fez na resposta global que deu ao Parlamento”.

“Nós dirigimos 12 perguntas ao Primeiro-Ministro, ele deixou seis sem qualquer resposta e usou, como é seu timbre, uma habilidade, que foi, em vez de responder às 12 perguntas, uma a uma, respondeu de uma só vez às 12 [perguntas]”, criticou.

No âmbito do “Sentir Portugal”, o líder do PSD apelou ao Governo para “encarar de frente” o tema da imigração, insistindo na necessidade de Portugal ter um Programa Nacional de Atração, Acolhimento e de Integração de Imigrantes. “Somos um país com graves problemas do ponto de vista demográfico. Portugal tem de ser um país aberto, de acolhimento e de atração de imigrantes”, referiu.

Luís Montenegro sublinhou que o incêndio ocorrido na noite de sábado, num prédio no bairro lisboeta da Mouraria, “trouxe à luz do dia uma realidade que infelizmente existe em Portugal e não é só em Lisboa”, mas em várias regiões. 

A propósito das agressões a imigrantes em Olhão, assim como das condições “absolutamente intoleráveis” dos trabalhadores imigrantes em Odemira, Luís Montenegro deixou “dois apelos muito diretos ao Governo: em primeiro lugar, para não meter a cabeça na areia, e para encarar de frente esta temática; é preciso haver fiscalização, mas é preciso haver planeamento”.

O Presidente do PSD percorrerá até sexta-feira todos os 14 concelhos do distrito da Guarda: Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.
 

Sentir Portugal na Guarda