PSD critica o Governo por ainda não ter mapeamento de lares legais e ilegais

3 de dezembro de 2020
Grupo Parlamentar Covid-19

Com o número de óbitos em lares a ultrapassar o 30% do total de óbitos por covid-19, Ricardo Baptista Leite afirma que não se compreende que, mais de 8 meses volvidos desde o início da pandemia, a Ministra da Solidariedade e Segurança Social ainda não tenha um mapeamento de todos os lares legais e ilegais.

No final da reunião no Infarmed sobre a situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal, onde acompanhou Rui Rio e a deputada Mónica Quintela, o Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD defendeu que, quer sejam os lares legais ou ilegais, a governante tem de ser capaz de dizer quais têm condições para as pessoas estarem em segurança e quais não têm e garantir a evacuação imediata dos idosos dos lares sem condições. Para o deputado, esta é uma “mensagem que é fundamental passar”, uma vez que “os nossos idosos vivem ansiosos e os familiares vivem ansiosos com esta situação”.

Quanto ao plano de vacinação, Ricardo Baptista Leite afirmou ter ficado “muito claro” que “ninguém será vacinado antes de janeiro” e que durante os dois primeiros trimestres de 2021 não haverá doses suficientes para que garantir um grau de imunidade da população portuguesa que permita o retomar da normalidade existente antes do início da pandemia.

Com Portugal a registar uma diminuição do número de casos, o deputado afirmou que “é fundamental controlar esta onda” e minimizar o risco de subida dos casos após o natal e ano novo. “Por isso é que o PSD apresentou, através do CEN, um conjunto de propostas que passam por uma mudança de estratégia de saúde pública para evitar essa subida de casos que teria efeitos catastróficos do ponto de vista económico e social”, alertou.