PSD confronta ministro da Economia: “Balanço é muito desfavorável às micro, pequenas e médias empresas”

22 de outubro de 2020
Grupo Parlamentar

O deputado Duarte Marques confrontou esta quinta-feira o ministro da Economia com a necessidade de o Governo criar novas medidas de apoio para as micro, pequenas e médias empresas, que “não conseguem a aceder a um conjunto de benefícios e instrumentos que o Governo criou e também não têm a mesma capacidade negocial junto da banca, como as empresas maiores”.

O deputado social democrata, que lembrou que estas empresas de menor dimensão “são a esmagadora maioria e alimentam o emprego deste país”, apontou que na proposta de Orçamento de Estado para 2021 “o Governo passou da preocupação relevante com as empresas para uma preocupação excessiva com a administração pública e com o Estado”. Reconhecendo que “melhorar a administração pública pode ajudar a melhorar as empresas”, Duarte Marques afirmou que “se as empresas não crescerem, não se mantiverem abertas e não estiverem a funcionar, não há impostos que sustentem a administração pública”. E concluiu: “Para o PSD, esse balanço deve ser mais equilibrado e neste momento o balanço é muito desfavorável às micro, pequenas e médias empresas”.

Na mesma audição, o deputado André Neves colocou ao governante um conjunto de questões sobre o setor do calçado, “composto em 99% por micro, pequenas e médias empresas”, para quem pediu “uma discriminação positiva e uma atenção especial”. Isto, sublinhou, para evitar que “a uma crise económica gravíssima” suceda “uma crise social profunda que se arrastará por muito mais tempo”.