Pedrógão Grande: Postura do PS na Comissão de Inquérito foi de contestação e negação da realidade

28 de maio de 2021
Grupo Parlamentar #incendios #pedrogaogrande #pinhalinterior

Emília Cerqueira lamenta que o PS, um ano após o anúncio da criação de uma Comissão de Inquérito à atuação do Estado na atribuição de apoio à zona do Pinhal Interior, não tenha aprendido nada. No debate do Relatório Final da Comissão, a deputada do PSD afirmou que o PS veio para esta discussão com a mesma postura de “contestação, obstaculização e negação da realidade e de tudo o que correu mal”, que teve durante toda a comissão.
 
Em sentido contrário, Emília Cerqueira refere que o PSD chega ao fim da Comissão de Inquérito com orgulho no trabalho que desenvolveu e do contributo importante para a missão que se propôs aquando da criação desta comissão. Segundo a deputada, ao longo do funcionamento da Comissão de Inquérito requerida potestivamente pelo PSD, os sociais-democratas contribuíram para corrigir as falhas, garantir que não se cometem os mesmos erros e aprender com as melhores práticas que vários especialistas apontaram como caminho.
 
“Sempre recusámos cair na falácia da fraude generalizada que mancha uma região e uma população que já sofreu tanto. Para o PSD era muito importante apurar a verdade, reconstruir a forma como tudo ocorreu, compreender quem foram os protagonistas e os factos para se fazer uma análise tão racional quanto possível”, declarou.
 
Para Emília Cerqueira, com o trabalho que os deputados sociais-democratas desenvolveram na Comissão, o PSD procurou “defender as vítimas e os seus direitos” e exigir a adoção de medidas de reflorestação, prevenção e combate aos incêndios que permitam a estas pessoas “dormirem descansadas sem o receio permanente de voltarem a viver uma tragédia”.