Pandemia: Gestão do Governo tem sido um “desastre”

23 de junho de 2021
Grupo Parlamentar Saúde pandemia Covid-19

Maló de Abreu acusa o Governo de ter sido um “desastre” na resposta à pandemia e de estar mais preocupado com a sua imagem. Numa declaração no Fórum TSF, o deputado do PSD afirmou que “esta pandemia foi mal gerida pelo Governo”, falando mesmo em “desastre”. Segundo deputado, o Governo socialista “navega à vista, sem plano, sem consistência, sem coerência” e “está mais preocupado com a sua imagem, com a perceção que dá, do que propriamente com a questão grave da saúde”.

Para Maló de Abreu, o “ajoelhar perante o Reino Unido” e a declaração “humilhante e vergonhosa para Portugal”, feita pela Chanceler alemã, sobre a falta de uma política comum na Europa em relação às viagens, algo que deveria ter sido tratado pela Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, são dois exemplos clamorosos das falhas do executivo.

Por entender que a pandemia “é um assunto demasiadamente sério para ser levado ao sabor da maré”, Maló de Abreu recordou que o PSD apresentou, em devido tempo, uma proposta para a gestão desta pandemia que passava por um conjunto grande de medidas que não foram atendidas pelo Governo. Essa inação, adianta o social-democrata, levou à morte de muitos portugueses, não só diretamente devido à pandemia, como fruto de menos 8 milhões de consultas médicas, menos 127 mil cirurgias, menos 25 milhões de atos complementares e de menos meio milhão de rastreios oncológicos.

É preciso corrigir rapidamente o rumo e dar um novo rumo à nossa política de gestão da pandemia, sob pena de continuarem a morrer portugueses”, frisou.
Maló de Abreu manifestou ainda a concordância do PSD com as observações que são vertidas no relatório do Observatório Português dos Sistemas de Saúde “que arrasa o Governo”.