OE23: PSD acusa Governo conversa de ilusionista e fake news

21 de outubro de 2022
Grupo Parlamentar

O PSD acusou hoje o Governo de ter uma política de empobrecimento face à perda de poder de compra. Numa audição em comissão sobre o Orçamento do Estado de 2023, na Assembleia da República, o vice-presidente do grupo parlamentar, Hugo Carneiro, considerou que a narrativa do Governo- e do ministro das Finanças- sobre recuperação de rendimentos é a “fake news do ano”.

Também o deputado Duarte Pacheco denunciou a “conversa de ilusionista” do Executivo por anunciar que haverá reforço nos salários dos funcionários públicos, porque só “20 por cento terão recuperação de rendimentos”. O parlamentar acrescentou que a proposta de Orçamento do Estado não tem uma “única medida” de incentivo à poupança numa altura em que a taxa de poupança atingiu “níveis miseráveis”.

O PSD confrontou ainda o ministro das Finanças sobre o investimento público, considerando que “é uma promessa para inglês ver” porque quer fazer, em 2023, o que “nunca fez em sete anos” e exigiu garantias de que não haverá novas injeções de dinheiro público na TAP e no NOVO Banco.